22.11.12

Sobre os afectos na sala de aula

Não me encontro numa situação profissional mais favorável do que nos dois últimos anos, mas admito que me sinto satisfeita apesar do início de ano letivo caótico. Gosto das turmas, gosto das escolas e, de forma geral, as coisas têm corrido bem. Sou mais flexível com os alunos. Estou mais atenta. Tento ser mais amável e procuro ouvi-los mais. 

Concluí recentemente que existe muita carência afetiva junto dos mais jovens. E por essa razão é imperativo dar-lhes toda a atenção possível. Sinto-me, contudo, por vezes, verdadeiramente impotente: eu sou apenas uma e eles são tantos e com tantas necessidades a vários níveis que se torna impossível chegar a todos. Mas há tempo e espaço para dar um abraço, por exemplo, quando nos é pedido e também para receber um quando nos é dado de livre vontade por uma criança.

A sala de aula é muito mais do que um espaço de aprendizagem. É também um espaço de afectos, de partilha. De muitos sentimentos e emoções. Quantas vezes terei, involuntariamente, ignorado o sofrimento de alguns dos meus alunos?

E é exactamente por me ter colocado essa questão esta semana que estabeleço comigo mesma o compromisso de ser melhor professora e melhor pessoa para os pequenos que tenho diariamente na sala de aula.

2 comments:

deKruella said...

E quando os alunos gostam do professor apreendem muito melhor ;)

Boa!

Maria Felgueiras said...

:-)