24.1.13

são muitas as camadas que nos compõem

Revi uma amiga de longa data com a qual tenho estado muito pouco nos últimos anos. Acontece, por vezes, os nossos caminhos afastarem-se dos de pessoas com as quais em tempos fomos mais próximos, mas o que tenho percebido é que, salvo raras excepções, os nossos caminhos tornam a cruzar-se com os dessas pessoas, porque farão sempre parte da nossa história. 

A caminho de casa vinha a pensar sobre a conversa que tive com essa amiga e percebi o pouco que afinal sei dela, e o pouco, que no fundo, conheço de cada um dos meus amigos. Conheço-os em partes. E pensei também como os meus amigos pouco  me conhecem porque também eles conhecem apenas uma parte de mim, aquela que está a descoberto. 

As pessoas estão convencidas que conhecem os outros muito bem por causa das suas palavras e das suas acções; contudo, as palavras e as acções são somente uma parte do que cada um de nós é. Por detrás delas existe muito mais. E a grande verdade é que poucas vezes estamos dispostos a investir em disponibilidade para conhecer alguém, para saber quem essa pessoa é, o que a move, o que a comove, o que a faz vibrar. 

Há que ir desbravando as camadas, uma a uma...

No comments: