7.11.06

Sexo e Amor - excerto

A mulher é sempre mais exigente e crítica do que o homem. Até quando está apaixonada guarda a capacidade de ver os defeitos do amado, e continua sentindo-se atraída por um divo. Para o homem, a sua namorada é literalmente a mulher mais bonita do mundo, superior a qualquer outra beleza. A mulher não comete este erro. Conserva a sua admiração pelo divo preferido e continua a considerá-lo objectivamente mais bonito do que o homem que ela ama e que nunca deixaria por ele. Ás vezes sente-se como uma mãe que sempre preferirá o seu filho aos outros, mesmo quando ele é feio e deficiente.

in Sexo e Amor, Francesco Alberoni


Os homens são tão básicos. Que me perdoem os amigos rapazes e os outros senhores que costumam cá vir à Dimensão. É claro que há excepções e são Vossas Exªs, obviamente... (parece que me saí bem desta).

15 comments:

Madalena said...

lollollolloll acho q t safas bem com esse final :D a propósito de homens o Pedro pede p eu t perguntar se já ouviste o álbum dos Tool "10.000 days" ;)

Maria Felgueiras said...

Pois não sei. Eu não me lembro do título do outro álbum que ouvi. Mas julgo que não fosse esse. É esse que ele sugere que eu oiça?

****

Madalena said...

Na altura q falámos sobre os "Tool" tu disséste-me q tinhas ouvido só o 1º álbum deles.... ;)
O Pedro diz q é esse sim o álbum q deves ouvir,diz q vais adorar!!! :))

Maria Felgueiras said...

LOL

Não! Disse que ouvi UM álbum deles. Não faço a mínima ideia qual. Até é possível que fosse o primeiro, mas não sei se é. Então hei-de ouvir esse. Diz ao Pedro. LOL

Anonymous said...

Eu acho que ambos os sexos tao igual igual. Não acho que o sexo feminino ou sexo masculino tenham mais virtudes ou defeitos que o outro.

Maria Felgueiras said...

Flip, Muse! Começou agorinha mm!

Maria Felgueiras said...

Flip,

Voltando ao tópico do post e à citação do livro de Alberoni: Nem tão pouco é intenção de o autor acentuar as virtudes da mulher e evidenciar a falta das mesmas nos homens. Não. De acordo com o autor homens e mulheres complementam-se devido às suas diferenças. Elas existem e homens e mulehres agem e sentem de formas diversas e muito em especial no que concerne ao sexo e ao amor. Isso é inquestionável. :)

Anonymous said...

“Os homens são tão básicos”... ai, ai, ai... este tema é complicado e dá “pano para mangas”! Sim, concordo com a frase – a MAIORIA é realmente básica, mas FELIZMENTE há uns exemplares fantásticos, e eu tenho a sorte de conhecer alguns (poucos, é verdade...) que são o MÁXIMO!!! O problema é que por causa de homens assim, a fasquia dos restantes fica demasiado alta... :-( Mas deixa-me dizer-te uma coisa a favor dos homens: são melhores amigos que as mulheres! E eu sei do que falo!

Maria Felgueiras said...

Hmmm

Nicky, não correria o risco de generalizar ao ponto de dizer que os homens são melhores amigos que as mulheres. Não acredito nisso. Uns poderão efectivamente sê-lo mas não vejo isso como uma regra, do mesmo modo que também não acho que o melhor amigo de uma mulher é sempre outra mulher.

Acredito sem dúvida que existem homens nos quais se pode confiar e com os quais podemos contar - mas julgo que tanto homens como mulheres possuem em si qualidades dignas e, por isso, tanto uns como outros podem ser bons amigos ou amantes.

Também eu conheço alguns homens fantásticos, contudo, noto diferenças fulcrais nos comportamentos dos homens e das mulheres e na forma como se relacionam entre si e percepcionam o mundo, os outros e as coisas. A mulher vê a totalidade, ao passo que o homem consegue apenas percepcionar o detalhe, o pormenor, não vislumbra nem entende o todo.

Não são melhores nem piores do que as mulheres, são apenas diferentesm«, isto porque as suas motivações também o são.

Anonymous said...

Claro que não generalizo, como em tudo há excepções! Afinal somos todos humanos e, como tal, imperfeitos! O que te digo é que sinto-me melhor rodeada por homens. Por exemplo, no trabalho – é mais fácil trabalhar com homens. No entanto tenho amigas - poucas mas boas! ;-)- mas tenho mais amigos! ... No entanto concordo contigo quando dizes que “a mulher vê a totalidade, ao passo que o homem consegue apenas percepcionar o detalhe, o pormenor, não vislumbra nem entende o todo”... Agora a história das motivações... não sei... Eu acredito -chama-me naif, se quiseres!- mas acredito que as pessoas (homens & mulheres) se relacionam umas com as outras quando encontram na contra-parte coisas comuns. Agora isso pode ser sentido ou intencionado... A parte do intencionado é que é mais complicada!

Anonymous said...

Não percebo essa parte das mulheres verem a totalidade e os homens só verem o detalhe. Se for o que estou a pensar, acho que não. Acho que isso varia de pessoa para pessoa, independentemente de ser homem ou mulher.

Maria Felgueiras said...

Nicky sempre tive amigas e amigos desde miúda. Na adolescência dava-me, contudo, com mais raparigas do que rapazes - hoje em dia embora tenha um número quase idêntico de amigos homens e mulheres relaciono-me mais com os homens, ou talvez com maior frequência. Nunca notei em mim dar-me melhor com uns ou com outros ou sentir-me melhor com uns do que com outros. É igual.

Mas curiosamente não és a primeira mulher a dizer-me que se sente melhor com os homens e se dá mais com eles do que com elas. Para mim isso é estranho pelo que já referi acima.

E sem dúvida é preciso empatia e existirem interesses comuns, de outro modo as coisas não funcionam. Mas isso é com homens ou com mulheres. :-D

Maria Felgueiras said...

Flip,

talvez ainda venha a escrever um post sobre o assunto mas remeto-te para a leitura de qualquer um destes livros do Alberoni: Enamoramento e Amor; Erotismo, Amo-te, Sexo e Amor - são muito esclarecedores a este respeito.

Tal como já referi anteriormente homens e mulheres percepcionam o amor, o sexo, etc, de formas bem distintas. Ao passo que os homens são estimulados imediatamente pela aparência cuidada da mulher e só mais tarde desenvolvem interesse pelo resto a mulher tem sempre em vista o homem como um todo e desenvolve o seu interesse não somente porque é bonito, mas devido a um conjunto de factores: bonito, poderoso, rico, e assim por diante.

Mas o interessante é que devido a estas diferenças o homem e a mulher complementam-se, acrescentaria: por vezes, maravilhosamente.

Não se trata de uma questão de ser-se melhor ou pior e a questão do básicos era uma piada sarcástica, não uma ofensa. ;-)

Anonymous said...

VS, eu acho que as experiências e vivências de cada um determinam as tuas posições e atitudes. No meu caso, e desde os 5 aos 23, a minha melhor amiga (aquela que é a tua confidente, alma gémea, para o bem e para o mal) foi um rapaz! E presentemente a minha melhor amiga (shopping, gossiping, crying & laughing) é um rapaz! OK, tenho amigas mulheres, mas com os homens consigo níveis de amizade muito mais profundos. Então há um com o qual a relação já atingiu o espaço esotérico! ;-) Claro que, como tudo na vida, há pontos negativos, tais como conhecer muito bem (quiçá demasiado bem) os homens... tal qual um animal selvagem, “cheiro-os” à distancia! E por vezes fazem-me sentir –ainda que inconscientemente- “one of the guys”, eles esquecem-se que eu sou uma mulher e muito feminina por sinal. Mas sou feliz assim!

Maria Felgueiras said...

eu acho que as experiências e vivências de cada um determinam as tuas posições e atitudes.

Completamente de acordo. :)