11.5.09

Expectativas

On an intuitive level, the vast majority of professionals recognise that children who behave so badly or cause us so much stress also see themselves as failing, depressed and misguided. Schools are fundamentally humane organisations run by humane people. It is to be hoped that the kinder alternative will become the preferred one.
in Managed Moves, Adam Abdelnoor


No início do ano lectivo pedi em cada uma das minhas turmas que cada aluno escrevesse uma carta a si próprio sobre os seus objectivos e expectativas para o ano lectivo. Disse-lhes que esses objectivos e expectativas poderiam estar também relacionados com as suas vidas pessoais e não apenas com a escola. Disse-lhes também que essas cartas ser-lhes-iam devolvidas no final do ano lectivo para que eles pudessem reflectir sobre a forma como o ano lectivo lhes tinha corrido em contraste com as suas expectativas iniciais.

Na semana passada entreguei aos alunos do 10º ano as suas cartas e pus de parte as cartas dos alunos que já não fazem parte das turmas devido ao movimento migratório verificado ao longo destes meses nas três turmas lá da escola (houve alunos que foram excluídos, outros transferidos para outras escolas e outros ainda que anularam a matrícula. Cada uma das turmas recebeu também alunos novos, sendo que o elemento mais recente, integrado na turma-maravilha, apareceu-me à frente na semana passada). Primeiro pensei deitá-las fora sem as ler, depois, movida pela curiosidade, resolvi abri-las e lê-las.

Todos os alunos sem excepção puseram como objectivos: ter boas notas e passar o ano; alguns indicaram que gostariam de fazer mais amizades. Fiquei a pensar em dois dos miúdos em particular: um que foi excluído por faltas por se encontrar fora da escolaridade obrigatória e com um rol de participações disciplinares que dava para vários volumes; o outro que deixou simplesmente de ir às aulas (e segundo consta anda por maus caminhos). E não posso deixar de sentir que perante esses miúdos todos falhámos: eu, restante conselho de turma, a escola, a família, a comunidade.



2 comments:

deKruella said...

É triste. Eles nestas idades já não ouvem o que se lhe diz e infelizmente já fazem muitas opções que os leva ao seu caminho na vida.

e muitos perdem-se.

Maria Felgueiras said...

Infelizmente assim é...

Não é fácil "chegar" a alguns miúdos.